Koe no Katachi: Comentários dos capítulos 9 e 10

Mais dois capítulos de Koe no Katachi que saíram ontem em inglês, e esses capítulos me deixaram de boca aberta.

everybody-hates-chris

O nome da mangá deveria ser “Todo mundo odeia o Shouya”

Começando pelo capítulo nove, a primeira parte do capítulo gira em torno da discussão da definição de amizade. Como o Shouya está mais próximo do Nagatsuka, ele se questiona se o Nagatsuka encara-o realmente como amigo, o que se confirma nas primeiras páginas do mangá que mostram que ele senta atrás do Shouya seguindo de uma aproximação entre ambos, mostrando eles indo assistir um filme no cinema e indo em um fast-food.Ele chega até a perguntar a definição de amizade para Nagatsuka, perguntando hipoteticamente se ele perdoaria uma pessoa que cometesse bullying contra ele e pedisse desculpa para ele, referindo a ele, a Shouko e a mãe dela. Nagatsuka fala para ele que ele deveria falar como procedeu com ele mesmo (no caso da bicicleta) e que amizade não é algo que pode ser definido com lógica ou uma definição exata. Agora chegamos a segunda parte, pois já é terça de novo no mangá e ele vai tentar falar com a Shouko. A cena do capítulo sete dele sendo enxotado pelo garoto da sala de aula da Shouko se repete, mas nesse caso, Nagatsuka chega e segura ele pela gola gritando para ele sair do caminho do Shouya, causando assim uma comoção na sala de aula e assim, com todos da sala o vendo, Shouya foge envergonhado e a Shouko segue ele e toma a iniciativa para falar com ele, começando uma conversa.Aqui vemos duas conversas em paralelo, a citada anterior em que o Shouya se abre para ela falando que se sentia frustrado por todos os obstáculos que teve para falar com ela, e ela compreende a situação dele. Vendo-os de cima,da varanda do colégio, temos a conversa entre o garoto e Nagatsuka, e como ele entende sinais, ele traduz toda a conversa do Shouya e a Shouko. E assim ele fala que acha a irmã (Shouko) dela uma idiota, pois ela era feliz sem o Shouya e achava desnecessário ela fazer as pazes com alguém que fez coisas tão ruins com ela.

knk09-18

Nessa hora, notamos que o garoto na verdade é uma garota tomboy, que é a irmã mais nova da Shouko, e porque ela se comporta como um garoto vai ser algo que vai despertar minha curiosidade e meu interesse nos capítulos futuros.A arte continua a de sempre, e gostei bastante da última página do nono capítulo. Eu também estou gostando do ritmo que a obra está tomando, não está demorando vários capítulos para o Shouya e a Shouko se encontrarem,além dos vários personagens que possibilitam uma grande expansão de desenvolvimento.Mas agora, vou comentar o capítulo dez que foi o capítulo que me fez cair da cadeira.

knk10-03

Vemos o Shouya e a mãe dele conversando em casa durante o café da manhã, de repente a mãe dele o pergunta porque ele planejou se matar. Ele tenta explicar, e de repente a mãe dele surta e pega o dinheiro que ele juntou e a deu (1.100.00 yen = 11.151 dólares ou cerca de 23 mil reais) e pega um maçarico dizendo que iria queimar o dinheiro se ele não falasse que não is se matar. Ele também fala que notou que tinha algo errado pois ele tinha vendido todas as suas coisas e tinha achado o calendário com o mês rasgado no meio. Ele implora dizendo que não iria fazer isso e ela queima o envelope com dinheiro com o fogo pegando na mão dela.Ela fala para o Shouya juntar o dinheiro de novo sem planejar se matar dessa vez.Log em seguida, na rua, a irmã da Shouko o acha e derruba o Shouya da bicicleta com um chute. Ela fala para ele se manter longe da irmã dela, e como todo mundo na obra ainda acha que ela é um garoto, Shouya acredita que ela seja o namorado da Shouko. Como ainda não ficou ruim o bastante, quando Shouya chega na escola, um colega dele mostra uma foto dele pulando de uma ponte (aquela cena da Shouko pulando da ponte para pegar o caderno velho, lembram?) e mostra que postaram em um blog a foto e uma postagem falando um monte de besteiras dele, incluindo que ele ainda faz um teste de coragem.Ele é suspenso por três dias por causa disso.

knk10-17

Falando sobre esse capítulo, vemos que o inferno astral do Shouya ainda não acabou,por isso o apelido acima que dei para o mangá,ele vai ter que lutar bastante para tirar sua vida da esparrela. Vi também que a mãe dele é louca por queimar o dinheiro, tudo bem que ele planejava se matar se jogando da ponte, mas ele trabalhou para conseguir maior parte do dinheiro, ele não roubou nem falsificou o dinheiro, dava para ter esperado os ânimos se acalmarem para depois pensar calmamente o que faria com aquele dinheiro. Essa ação mostra que a mãe do Shouya é tão desequilibrada quanto a mãe da Shouko. Passando para a outra parte, vemos que a irmã da Shouko age de maneira ríspida com o Shouya para proteger sua irmã, e eu consigo entender uma atitude dessa, ela não é aquela típica irmã mais nova irritante que vemos em pencas nos mangás por aí (Exemplo: Nisekoi — a irmã mais nova da Onodera). E por fim,toda aquela armação dos colegas de classe dela para ele ser suspenso, eu não consigo prever o que vai acontecer no próximo capítulo, o que mantém a obra com uma qualidade muito boa e espanta de vez os temores da série ter uma qualidade inferior ao one-shot, sendo um mangá que mesmo sendo publicado em uma revista shonen (Shonen Magazine), está sendo mais maduro que é maioria dos shonens publicados atualmente e até mais que muitos seinens.

knk09-11

Comparação com outra imagem do capítulo seis:

06

Apenas uma pequena observação, as duas cenas conseguiram me passar a mesma sensação. E particularmente acho a Shouko uma garota bem fofa, até mais do que essas obras moe que vejo por aí, mesmo Koe no Katachi não sendo um mangá moe.

knk08-03

Outro comentário dessa imagem do capítulo oito, aqui temos a mesma discussão do início do capítulo nove que é sobre o verdadeiro significado de amizade, aqui nós temos o Shouya desenvolvendo seus conceitos de amizade, pois além da Shouko e do Nagatsuka, todos os colegas desprezam-no e mesmo aqueles que antigamente pareciam seus amigos jogaram sua cara na lama quando foi conveniente para eles.

Classificação: 3/5

Assim, essas são minhas impressões dos dois capítulos de Koe no Katachi. Se você está nos atuais em inglês, o que você achou? Se está acompanhando em português, o que achou dos últimos capítulos lançados? Sinta-se livre para comentar abaixo suas opiniões sobre essa fantástica série.

Fontes das imagens da review e links para baixar o mangá:

Em português: Abnormal Scanlator.

Em inglês: Norway Scan (capítulos 1 a 5)

Futari wa Pretty Anon (a partir do capítulo 6)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s